domingo, 5 de setembro de 2010

“ÁRIA”: por quê e para quê?


Ária, trabalho lançado por DJAVAN, encanta e emociona a cada interpretação e arranjo ouvidos. Ele não se limitou a regravar autores de grande valor histórico e musical, o que já seria de um excelente bom gosto, também os reverencia dando um espetáculo de interpretação e de inovação nas canções.
Uma releitura audaciosa que só Djavan teria coragem de fazer; um sonho particular que acabou se transformando em UM SONHO COLETIVO. Sonho de encanto, de beleza, de paixão, de qualidade, de perfeição, de êxtase, de exaltação à nossa música, principalmente à MPB.
Artista completo, por isso liberto para ser um “bicho solto” quando assim o desejar, transita por entre estilos, ritmos e vai cair direto no sucesso absurdo que sempre conquista. Djavan parece ter o toque de Midas. Sua voz é o próprio instrumento, quando assim ele o quer.
Com relação ao título dado ao cd, ele já demonstra todo o respeito que sente pelos compositores escolhidos, pelos músicos, pelos intérpretes e pelo seu público, como sempre, aliás. Mas para que nossos leitores entendam melhor a homenagem feita por Djavan, é preciso definir “Ária”.
Segundo o dicionário Houaiss, quer dizer: ” movimento, ou parte, para voz solista que integra uma ópera, cantata ou oratório; movimento, ou parte, de uma suíte sem característica de dança; qualquer composição destinada ao canto, freq. romântica e sentimental, cujo ritmo e sentido musical resultem de uma sucessão de notas ou sons simples formando um todo estético.”
Depois dessa citação de um grande conhecedor da língua portuguesa, quem duvidará do evento que é esse cd? Está mais que provado, então, o cuidado, a qualidade e o respeito do trabalho concluído pelo nosso artista.
Além de tudo isso, a maioria das faixas do seu trabalho dá oportunidade aos seus fãs mais jovens de conhecerem um pouco de nosso cancioneiro de extrema qualidade, resgatando o que temos de melhor e valorizando o que é “made in Brazil”, desfazendo o mito de que o que é bom vem de fora do país. Não se prega aqui a xenofobia, de forma alguma, apenas se exalta o que é brasileiro.
Finalmente, há que se lembrar de toda competência irretocável da produção que acompanha o artista: elegância em todos os aspectos, erudição, comprometimento, competência extremada, seriedade até na criatividade.
Isso tudo é DJAVAN! Parabéns, mais uma vez! Você merece!
Marta Pimentel – MBQ / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário